Abastecimento

Depasa instala rede de água no Polo Agroflorestal de Mâncio Lima

Cerca de 40 famílias de agricultores que residem no Polo Agroflorestal da cidade de Mâncio Lima foram contempladas nesta semana pelo governo do Acre com um sistema de distribuição de água.

Os serviços de implantação de dois quilômetros de rede adutora, a instalação de bombas, um reservatório elevado com capacidade para 30 mil litros e demais estruturas para 52 ligações domiciliares foram executados pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

Um ato que marca a efetivação da rede de abastecimento contou com a presença do diretor-presidente da autarquia, Edvaldo Magalhães, do deputado federal Moisés Diniz, da ex-deputada Perpétua Almeida e de demais lideranças da comunidade.

Comunidade e gestores dialogaram sobre a implementação do sistema de água (Foto: Cedida)

“O polo é um grande produtor de hortaliças e hortifrúti, abastecendo a cidade e também os mercados de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, municípios onde o excedente é vendido. A água era o maior desafio para essas famílias produtoras. Agora, o sacrifício diminui bastante, a renda aumenta e a qualidade de vida sobe a um novo patamar”, destaca Magalhães.

Com recursos próprios, perante uma decisão do governador Tião Viana, cerca de R$ 150 mil foram investidos na implementação do sistema que garante a distribuição de água, sem intermitência, para o Polo Agroflorestal. “O processo de captação da água é feito de um poço tubular, daí bombeamos para o reservatório elevado e na sequência destinamos para rede de abastecimento”, informa o gestor.

Cerca de dois quilômetros de tubulações foram instalados no sistema de abastecimento (Foto: Cedida)