Com oscilações das águas

Depasa monitora equipamentos de captação de água das cidades do interior

Com a cheia dos rios acreanos, além do acompanhamento contínuo das cotas de alerta e transbordamento, outra ação também exige destaque. Trata-se do monitoramento dos equipamentos dos sistemas de captação de água dos municípios acreanos.

No seguimento das informações repassadas pela Defesa Civil Estadual, os técnicos do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) agem com procedimentos preventivos e de intervenções nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Acúmulo de balseiros pode provocar danos às bombas em balsas flutuantes (Foto: Cedida)

“Os equipamentos instalados em Brasileia, Xapuri, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá atualmente recebem intervenções para evitar os impactos de balseiros nas bombas que estão em  balsas flutuantes, que podem afundar no rio ou causar problemas no sistema de abastecimento”, informa o diretor de operações do Depasa, David Bussons.

O gestor destaca que outro ponto de monitoramento são as barragens das ETAs de Epitaciolândia e Vila Campinas, que são passíveis de danos ou rompimento.

Barragem que compõe o sistema de captação de água de Epitaciolândia (Foto: Cedida)

“O volume intenso de chuvas, aliado às fortes correntezas, pode ocasionar rupturas nessas estruturas. No ano passado, realizamos ações de reforço, e agora no começo de 2018 continuamos em observação e está tudo sob controle. Caso necessário, utilizaremos patrulhas mecanizadas para os devidos reparos”, relata Bussons.

Acrelândia e Bujari, que nos últimos dois anos sofreram com as consequências do período de estiagem, onde os respectivos reservatórios praticamente secaram, atualmente registram um grande volume de água nos açudes de suas ETAs, numa média de 100% do poder máximo de armazenamento.