Depasa monitora sistema de captação de água das cidades do interior

Depasa segue plano de contingência para monitorar os equipamentos de captação (Foto: André Araújo).

Com o período intenso de chuvas que provocam a elevação dos principais rios do Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) monitora e executa alterações no sistema de captação de água das cidades do interior do Estado.

A autarquia elaborou procedimentos e intervenções em um plano de contingência para atuar em situações emergenciais.

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Brasileia, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Santa Rosa, Jordão e Xapuri estão recebendo diversos serviços para refutar os impactos de balseiros nas bombas em balsas flutuantes e evitar que o equipamentos afundem nos rios.

“Num trabalho conjunto com a Defesa Civil Estadual, que repassa diariamente informações sobre os níveis dos mananciais e o índice pluviométrico de cada região, as equipes técnicas atuam de forma preventiva a qualquer alteração no fluxo de captação”, relata o diretor de abastecimento do Depasa, David Bussons.

Outro ponto emergencial que está contido no plano de contingência e monitoramento é referente aos possíveis danos que podem provocar algum rompimento nas barragens dos reservatórios das ETAs de Epitaciolândia e de Vila Campinas, na área de Plácido de Castro.

“Caso necessário, atuaremos com o auxílio de patrulhas mecanizadas para os reparos nas estruturas e manteremos o pleno funcionamento das estações, sem problemas para a rede de distribuição de água potável”, relata Bussons.