Diálogo

Depasa promove ações itinerantes sobre obras de saneamento em Porto Walter

O cotidiano dos moradores da cidade de Porto Walter sofre uma transformação profunda quando se trata de infraestrutura, devido aos serviços de pavimentação das ruas, calçadas e extensão da rede de água, executados pelo governo do Acre.

O município que fica a 743 quilômetros de distância da capital acreana, recebe os investimentos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), conduzidas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Com o grande fluxo de obras, este momento merece uma compreensão de todos os moradores, mediante aos benefícios e os transtornos que toda e qualquer obra eventualmente causa.

Neste sentido, agentes técnicos promovem ações itinerantes em diversas regiões da cidade para dialogar com a população por meio de visitas domiciliares e mutirões de apoio social.

“Eles acordam cedo. Antes que as máquinas iniciem seu trabalho, estão nas casas, conversando com as pessoas. Tratam de tudo, da alegria da chegada da rua pavimentada, até de um desconforto social. São os anjos da guarda das nossas obras”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Agentes técnicos promovem ações itinerantes para dialogar com a população (Foto Cedida)

Mais de 500 residências já receberam as orientações técnicas, além dos agentes articularem reuniões localizadas com moradores do entorno das obras. “Também participamos de programas de rádio, informando sobre ações do dia a dia, uso correto da água tratada, entre outros”, relata o coordenador da equipe social do Depasa, Francisco Panthio.

Cerca de 12,5 quilômetros de ruas serão pavimentadas. Outro trabalho de destaque é o benefício de 50 famílias em vulnerabilidade social que são contempladas com módulos sanitários, que consiste na construção de banheiros e adequação junto à rede coletora de esgoto que está sendo construída na cidade.

O comerciante Francisco Ferreira, morador do bairro Santa Luzia, comenta que a comunidade em grande expectativa pela chegada dos benefícios. “Estamos curiosos, cheios de dúvidas sobre este obra, por isso essa visita dos trabalhadores, veio na hora certa”, disse.

Outras cidades como Marechal Thaumaturgo e Jordão também estão sendo beneficiados com o programa que no total, investe na região, cerca de R$ 100 milhões em saneamento ambiental integrado.