Depasa promove melhorias no sistema de abastecimento de Jordão

Nesta semana, a rede de abastecimento da cidade de Jordão recebeu uma série de manutenções para elevar a eficácia do sistema de tratamento e distribuição de água aos consumidores. Com este objetivo, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) promoveu na Estação de Tratamento de Água (ETA), serviços de limpeza nos filtros, a substituição de elementos filtrantes e vistorias em equipamentos e demais estruturas.

“Foi feita a retirada de mais de 20 toneladas de pedra, areia e demais materiais dos filtros, o adicionamento de novos pedregulhos, além de uma revisão completa em um novo filtro, que acionado, proporcionará um aumento de produção da ETA e da qualidade da água”, relata o gerente do Depasa no Jordão, Luiz Meleiro.

Na oportunidade, também foram repassadas novas orientações técnicas sobre as etapas de abastecimento para os funcionários da autarquia. “Com estas ações, estamos reestruturando a ETA a fim de garantir um abastecimento suficiente para toda a comunidade neste período de inverno, quando a turbidez dificulta o processo de tratamento”, destaca o diretor de operações do Depasa, David Bussons.

Foram realizados a substituição de elementos filtrantes e vistorias em equipamentos da ETA de Jordão (Foto: Cedida)

O município, antes de 2015, produzia apenas 10 litros por segundo (l/s). No entanto, a gestão Tião Viana, implantou uma nova ETA que produz desde então, 40 l/s, informa o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães. “O abastecimento de água no Jordão era dia sim e três não, isso porque a produção de água aqui era insuficiente. A parceria entre o governo e a prefeitura permitiu que trouxéssemos uma nova estrutura para abastecer a cidade toda, todos os dias e o dia todo, por pelos próximos 20 anos”, contou o gestor.

José Fernando Lima, morador da Rua Alfredo Sueiro, comenta sobre a melhora no abastecimento do município nos últimos anos. “Ter água em casa exigia muito esforço, tanto na economia, por que vinha muito pouco e não tinha força para subir na caixa de cima, e quando faltava o jeito era ir buscar no rio. Com essas benfeitorias do governo, agora temos água de qualidade, todos os dias, e ainda vai melhor mais”, disse.

Saneamento Integrado

Além dos investimentos na rede de distribuição de água, outras obras de infraestrutura modificam o cenário da área urbana da cidade, com rede de esgoto, drenagem e pavimentação, num investimento de R$ 20 milhões feito pelo governo do Acre, por meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

Cerca de sete quilômetros de ruas serão pavimentadas na cidade de Jordão (Foto: Arison Jardim/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter