Conservação

Depasa promove serviços de manutenção em unidades de tratamento de água e esgoto

O sistema de abastecimento é composto pelos setores de captação, tratamento e distribuição de água. Os equipamentos que compõem cada uma dessas áreas atuam de modo contínuo e necessitam de constante monitoramento e, caso necessário, de manutenções.

No entanto, para proporcionar a eficácia tanto dos trabalhos técnicos quanto dos administrativos, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) executa diversas intervenções em suas estruturas operacionais. As atividades de recuperação de muros, grades de proteção, calçadas, retirada de entulhos, reconstituição de pintura, limpeza e demais consertos compõem o cronograma de serviços.

“Todas essas ações colaboram para o pleno funcionamento dos equipamentos e também do acesso às estruturas físicas. Mesmo com a intensidade das chuvas, nossas equipes estão empenhadas. O trabalho seguirá durante todo o ano”, relata a chefe de serviços gerais externos do Depasa, Mônica Almeida.

Serviços de limpeza e demais consertos compõem o cronograma de serviços nas estações de tratamento de água e esgoto (Foto: Cedida)

Na capital, cerca de 20 técnicos atuam diariamente nas duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nos setores destinados ao tratamento de esgoto, que estão localizados em vários bairros da cidade.

“A operacionalidade também depende de um ambiente que possa oferecer todas as condições que atendam às atividades específicas de cada funcionário no respectivo setor”, ressalva o superintendente do Depasa em Rio Branco, Miguel Félix.

Neste período do ano, quando o nível de rios e mananciais aumenta, os servidores da autarquia monitoram as bombas em balsas flutuantes para evitar os impactos de balseiros, além de reforçarem as estruturas das barragens dos reservatórios em grandes enxurradas.