Depasa realiza ação emergencial para readequar captação da ETA I

Uma contenção com sacos de areia auxilia a captação na ETA 1 (Foto: Diego Gurgel)
Contenção com sacos de areia auxilia a captação na ETA 1 (Foto: Diego Gurgel)

No último fim de semana, em Rio Branco, foram efetuadas intervenções na Estação de Tratamento de Água I (ETA I) para auxiliar o fluxo de captação. Com a estiagem deste ano, manter a regularidade do processo de captação de água é algo desafiador.

Todos os dias, equipes técnicas do governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) executam ações para garantir o abastecimento à população.

“Foi feita uma contenção com sacos de areia na ETA I e o aprofundamento do canal de captação para reter um pouco mais do volume de água” relata o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

O diretor-presidente informa que a contenção foi realizada somente no entorno da torre da ETA I e não haverá nenhum impacto sobre o tráfego de ribeirinhos. “Nesta ação, estamos potencializando o processo de captação desta estação de tratamento, que ainda funciona sem a utilização de bombas flutuantes”, destaca Edvaldo Magalhães.

O volume captado pela ETA I é de 580 litros/seg enquanto a ETA II está na média de 810 litros/seg, com o auxilio de quatro bombas flutuantes.