Depasa segue com monitoramento da rede de captação após redução do Rio Acre

O período de estiagem, especificamente entre os meses de agosto e setembro, provoca desequilíbrios hidrológicos, como a redução do volume de água em nascentes, açudes e rios, criando um cenário de seca.

No ano passado, exatamente no dia de 17 de setembro de 2016, o Rio Acre, um dos principais do estado, registrou a marca de 1,30 metro na cidade de Rio Branco, a menor cota da série histórica, de acordo com a medição realizada pela Defesa Civil.

Cerca de dez meses depois desse evento, o manancial apresentou na manhã desta quarta-feira, 26, o nível de 1,90 metro na capital. O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue executando ações do Plano de Contingência, implementado desde julho de 2016, no intuito de garantir o funcionamento da rede de abastecimento.

“O momento é de atenção. O rio começa a dar sinais de rápida vazão e neste caso estamos efetuando as adequações necessárias nas máquinas que compõem os processos de captação e distribuição de água para manter o abastecimento em pleno funcionamento”, relata o superintendente do Depasa em Rio Branco, Miguel Félix.

A experiência vivenciada em cenários anteriores, contribuíram para eficiente atuação dos técnicos da instituição, tanto nas ações de estruturais que foram realizadas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) quanto em novas medidas emergenciais que serão adotadas, caso o manancial fique abaixo de 1,30 metro.

“Temos instaladas novas tubulações e seis bombas em três balsas flutuantes nas ETAs, onde mudamos suas posições no decorrer do aumento ou diminuição do leito do rio, além de realizarmos os processos de limpeza, para melhorar a captação. Estamos em alerta”, relata Félix.

O gestor ressalta que no último período de seca, o governador Tião Viana articulou junto com autarquia, todas as condições necessárias para evitar o desabastecimento aos moradores da cidade. Nesta época, também foi criado o número 0800 721 1314, que funciona no horário comercial.

“A população deve responder de modo positivo quanto ao uso racional da água. Por isso, solicito ficarmos atentos a esses cenários de seca e evitarmos qualquer situação de gastos desnecessários”, disse.

O Depasa intensificará a campanha “Nós contra o Desperdício” nas principais regionais de Rio Branco, a partir de agosto, com ações educativas e de manutenções.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter