Os serviços de escavações e demais intervenções do reservatório de Acrelândia seguem em bom ritmo, de acordo com o cronograma das obras executadas pelo governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

O açude da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município passa pelo aprofundamento de seu leito para aumentar a sua capacidade de armazenar água, que saltará de 2,8 para uma medida superior a 5 metros de profundidade.

“Os técnicos e maquinários estão atuantes para aproveitar os últimos momentos do verão. Assim, quando o período de chuvas se estabilizar, o reservatório estará apto para a reserva de água suficiente para o abastecimento”, informa o diretor de operações do Depasa, David Bussons.

Os trabalhos se intensificam para aproveitar os últimos momentos do verão amazônico (Foto: Angela Peres/Secom)

Outro trabalho que segue em execução pela autarquia no reservatório é a transposição de água de um açude que foi construído para dar suporte ao processo de abastecimento da cidade durante esse período de obras.

“Foram instalados um motor-bomba e uma tubulação de 400 metros para bombear água entre os mananciais, garantindo o fluxo de captação e distribuição de água no período de estiagem”, informa o gerente do Depasa em Acrelândia, Jander Mendonça.

A cidade também vai dispor de uma nova adutora. Ela levará  água do reservatório até a nova central de tratamento que está sendo construída, a qual aumentará a produtividade de 30 para 45 litros por segundo.

Uma nova adutora está sendo construída entre o reservatório até a nova central de tratamento de água de Acrelândia (Foto: Diego Gurgel/Secom)

No total, a gestão do governador Tião Viana tem investido mais de R$ 4 milhões na melhoria de todo o sistema de abastecimento de Acrelândia, por meio da parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).