http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2018/01/balseiro-deracre-ponte_mini-1200x400.jpg
Infraestrutura

Deracre inicia retirada de balseiros que se acumulam em pontes da capital

André Araújo
12.01.2018 17:07
Atualizado 13.01.2018 às 13:35

Com a elevação do Rio Acre, que apresenta uma medição superior à marca de 13 metros em Rio Branco, os entulhos e pedaços de madeira acumulam-se nas pilastras das pontes e passarelas que cortam a área urbana da capital.

Para evitar qualquer tipo de dano a essas estruturas, os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) iniciaram nesta semana a retirada de troncos e galhos de árvores.

“O objetivo desta ação emergencial é resguardar a segurança de quem navega no Rio Acre e refutar qualquer peso em excesso nas pilastras das quatro pontes da capital e sobre Riozinho do Rola”, destaca o diretor-geral do Deracre, Cristovam Moura.

Técnicos do Deracre iniciaram nesta semana a retiradas de troncos e galhos de árvores (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O gestor ressalva que o trabalho é intenso, pois a cada subida da lâmina d’água do rio, o volume de entulhos aumenta. Nesse caso, a remoção dos balseiros se dá de modo permanente.

“Nossa equipe está em alerta máximo, trabalhando os três períodos do dia para dar conta da grande demanda. Também contamos com a parceria do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Acre para efetuar qualquer intervenção neste período de cheia”, relata Moura.

A ação dos técnicos do Deracre desperta a curiosidade de quem passa pelo centro da cidade. O autônomo Manoel da Silva, morador do bairro Seis de Agosto, comenta sobre o trabalho. “Quando os balseiros começaram a se amontoar, vi que os trabalhadores começaram a retirá-los das colunas da ponte. Eu paro e fico observando a determinação deles, pois para encarar essa situação tem que ter coragem. Parabéns para eles”, disse Silva.

Mais notícias