Trafegabilidade

Deracre realiza serviços de melhoria e conservação do Ramal Jarinal

Com o objetivo de promover a trafegabilidade em um dos principais corredores de escoamento de produtos agrícolas destinados a Rio Branco, o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) realiza os serviços de melhoria e conservação do Ramal Jarinal.

O local está situado no Projeto de Assentamento Figueira, quilômetro 72 da estrada AC-90, rodovia Transacreana, zona rural de Rio Branco, onde equipes técnicas da autarquia atuam nas atividades de desvio de águas superficiais, retiradas de atoleiros, limpeza e estabilização do solo.

“Seguimos com esta primeira etapa de drenagem, no intuito de melhorar o fluxo de veículos na localidade e, assim, gerar benefícios para o homem do campo”, destaca o diretor-geral do Deracre, Cristovam Moura.

Retiradas de atoleiros, limpeza e estabilização do solo estão sendo realizados nos pontos críticos do ramal (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Nessa região estão localizados centenas de produtores rurais que abastecem os mercados da capital acreana.

O agricultor Auricélio Gadelha, morador da colônia Três Irmãos, agradece a atuação do governo na reestruturação do ramal. Segundo ele, o trabalho vai gerar outras possibilidades de renda para a sua família. “Meu sonho é fazer um bananal, um lugar para cultivar macaxeira, porém, sem estrada para escoar, não tem como plantar. Agora, com esta obra, me animei e já estou preparando a terra”, disse Gadelha.

O líder comunitário Raimundo Nonato Bandeira, que mora no quilômetro 16 do Ramal Jarinal, acompanha os serviços atentamente e aproveita para compartilhar um pouco de café que leva em uma garrafa com os trabalhadores do Deracre.

“O momento é agradecer, pois passamos por muita dificuldade aqui. Por isso venho verificar os trabalhos e ajudar no for preciso. Fico feliz em ver esta movimentação de carros, motos, ônibus escolar por aqui”, relata Bandeira.