Álcool Zero!

Detran/AC realiza ação educativa em bares da capital

Intensificando as ações do Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realizou na noite do último sábado, 19, uma ação de conscientização intitulada “Super-Herói da Rodada”.

Principal objetivo é fazer com que as pessoas tenham um retorno seguro para casa (Renato Beiruth/Detran)

Mesmo com muita chuva, a equipe de educadores da Coordenação de Educação do Trânsito da autarquia visitou alguns bares e restaurantes da capital na busca de conscientizar aos clientes a não misturarem álcool com direção.

Segundo a educadora de trânsito Rebeca de Paula, o principal objetivo é fazer com que as pessoas tenham um retorno seguro para casa.

“Visitamos alguns bares e restaurantes pedindo aos presentes na mesa que escolhessem entre si uma pessoa que não fosse beber para levar todos para casa, por isso, chamamos a ação de super-herói da rodada”, explica.

Nas abordagens, os educadores distribuíram material educativo e convidaram as pessoas para contribuírem com um trânsito mais seguro. Mais de 300 pessoas foram alcançadas na ação.

                                                       Mais de 300 pessoas foram alcançadas (Renato Beiruth/Detran)

“Mesmo que na mesa todos estejam ingerindo bebidas alcoólicas, orientamos que façam o retorno para casa de outras maneiras: táxi, Uber ou até mesmo a pé. O importante é que não misturem álcool e direção”, afirma.

Para Joel Júnior, 34 anos, abordado durante a ação, o trabalho dos educadores é importante para conscientizar vidas. “Achei muito interessante essa orientação para o retorno com segurança. Eu vou voltar para casa de Uber.”