Detran credencia centros para a emissão de Carteira de Habilitação Social

O Detran credenciou o Sest-Senat para oferecer CNH gratuitamente (Foto: Daigleíne Cavalcante/Detran)
Detran credenciou o Sest-Senat para oferecer CNH gratuitamente (Foto: Daigleíne Cavalcante/Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não oferece Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente. A instituição apenas credencia os Centros de Formação de Condutores (CFCs)  interessados em realizar esse tipo de ação, como é o caso do projeto CNH Social do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat).

O Sest-Senat atua como um CFC, oferecendo oportunidade de adquirir a primeira habilitação na categoria “B” ou adição das categorias C, D e E, com a intenção de ampliar a empregabilidade e qualificação em cursos específicos para ingressar no mercado de trabalho e atuação no setor de transporte.

“Aqui no Acre oferecemos 500 vagas para a primeira habilitação e 500 para adição de categoria, porém, restam apenas 130 vagas para os interessados em adicionar as categorias C, D e E gratuitamente”, explica a diretora do Sest-Senat, Maria do Socorro Vale.

Para conseguir uma vaga no curso gratuito de mudança de categoria, é preciso possuir habilitação na categoria B por pelo menos um ano, não ter cometido infração grave ou gravíssima ou ser reincidente de infrações médias nos últimos 12 meses, e ter entre 21 e 50 anos. Além disso, os interessados devem comprovar renda familiar de até três salários mínimo e saber ler e escrever.

As inscrições podem ser realizadas até 1 de abril, no site do Sest-Senat. O projeto é totalmente financiado, sem custos para os selecionados.