Detran dá dicas para viagem segura durante o Carnaval

Novos projetos já estão sendo trabalhados para garantir a condição plena de tráfego na rodovia (Foto: Sérgio Vale/Arquivo/Secom)
Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas, o risco de acidentes fica maior (Foto: Sérgio Vale/Arquivo/Secom)

Com a proximidade do feriado prolongado de Carnaval, muitas pessoas programam viajar de carro e surge uma preocupação. Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas, o perigo de acidentes de trânsito também fica maior. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito alerta os motoristas. Além de mais atenção, alguns cuidados antes da viagem são necessários.

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Trânsito do Detran, Jones Costa, as principais recomendações para que se tenha uma viagem segura são: revisar o veículo, evitar ultrapassagens perigosas e o excesso de velocidade.

“A revisão vai verificar o sistema de freios, iluminação, itens de segurança, como cinto, estepe e o nível do óleo e da água do radiador. Os condutores devem ficar atentos, ainda, ao funcionamento dos faróis, setas, luzes de ré, freios e lanterna. Além do nível do combustível e ferramentas e equipamentos, que podem ser utilizados durante a viagem”, explicou Jones.

Vale lembrar que o cinto de segurança é um item fundamental, que pode preservar a vida de quem está no veículo. Estudos apontam que a maioria dos acidentes com mortes nas rodovias são causados por imprudência e as vítimas não utilizavam cinto de segurança, principalmente no banco de trás.

“Para a segurança das crianças a cadeirinha é indispensável. As pessoas acham que levá-las no colo é o suficiente, mas não é. Em caso de batida ou mesmo parada brusca, a criança pode ser projetada contra o vidro e até pra fora do carro.”, enfatiza a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.

Dados da seguradora Líder DPVAT, que garante o pagamento de indenizações em acidentes de trânsito no país, mostram que em 2015 uma média de seis crianças morreram por dia, vítimas de acidentes de trânsito.

As especificações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o uso adequado da cadeirinha para o transporte de crianças podem ser consultadas no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter