Investimentos

Detran e Polícia Militar assinam Termo de Cooperação Técnica

O Governo do Acre por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e da Polícia Militar do Acre (PMAC), realizaram nesta segunda-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Financeira  entre os orgãos.

O Termo prevê o repasse de 3,6 milhões do Detran/AC à Polícia Militar para ser investido em policiamento e fiscalização de trânsito urbano e rural em todo o território  do Estado do Acre a ser repassado em parcelas mensais mediante ao alcance das metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Policiamento e Fiscalização de Trânsito.

Segundo o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte, o trabalho realizado pela Polícia Militar contribui de forma eficaz para a redução dos índices de acidentes de trânsito no Estado.

A quantia será aplicada na Operação Álcool Zero e Operação Trânsito Seguro (Renato Beiruth/Ascom)

“A parceria entre estas instituições já deu certo! Prova disso é que registramos no ano passado uma redução de 9,9% no total geral de acidentes de trânsito, em comparação com o ano anterior, esses dados revelam que investir em fiscalização de trânsito vale a pena” afirmou o presidente Luiz Fernando.

O comandante da Polícia Militar, coronel Mário Cesar, ressaltou durante a solenidade que receber investimentos para segurança viária no estado em momento de crise financeira é um avanço para toda a sociedade.

“Queremos aqui assumir um compromisso de garantir que as metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Policiamento e Fiscalização de Trânsito sejam alcançadas, tanto na capital quanto no interior”, ressaltou o coronel.

A quantia será aplicada nas operações preventivas e de fiscalização de trânsito no Acre, a partir de duas modalidades principais de operações – Operação Álcool Zero e Operação Trânsito Seguro.

O governador do Estado do Acre em exercício, Wherles da Rocha, falou da importância da assinatura deste termo.

“A pactuação deste termo concretiza o compromisso do governo do estado, por meio do Detran, em promover uma política eficaz para a segurança pública onde estão inseridas as ações preventivas de trânsito. Certamente o investimento financeiro se reverterá na preservação de vidas em todos os municípios do estado do Acre”, afirma.