Detran educa crianças sobre trânsito e direção na Mostra Viver Ciência

Criança e trânsito combinam? Para o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), sim. Mais do que isso, elas são fundamentais para o processo de conscientização da sociedade quanto aos direitos e deveres dos condutores e pedestres.

Pensando nisso, o órgão desenvolveu uma programação totalmente voltada ao público infantil na 3ª Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre – Viver Ciência. A intenção é atrair os pequenos para ensinar desde os gestos mais simples até as reais obrigações dos motoristas.

E se engana quem acha que a garotada não compreende. Cibele Melo é educadora de trânsito do Detran/AC e ressalta a importância da comunicação com as crianças sobre as regras de trânsito. “As crianças são muito mais dispostas a aprender do que os próprios adultos, elas prestam mais atenção ao que a gente fala e entendem o que pode e o que não pode no trânsito”, diz.

Alunos da escola Sesi participam de palestra sobre educação no trânsito (Foto: Thais Farias)

Pais e mães levaram seus filhos ao stand do Detran/AC na mostra, assim como as escolas que também conduziram seus alunos para conhecer o local. Maria José, mãe da pequena Maria Clara, de 6 anos, foi uma das que compareceram no stand.

“Achei muito interessante essas atividades de trânsito envolvendo crianças. Acho que a educação deve começar cedo mesmo, na escola, em casa, na rua”. Maria Clara foi categórica ao dizer que “tem que ter cuidado para dirigir e prestar atenção na faixa, para atravessara a rua”.

Atividades

Servidores do Detran/AC distribuíram aos visitantes mini multas, cartilhas, adesivos e diversos artigos impressos alertando sobre as infrações no trânsito. Crianças até seis anos puderam conduzir minimotocicletas e bicicletas na pista montada na Viver Ciência.

Antes de entrar no percurso, elas são recebidas com uma palestra ministrada pelos educadores do Detran/AC.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest