Os pequenos de hoje serão o condutores de amanhã, pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) está presente na Cidade da Criança, até o dia 13 de outubro, com a minicidade, teatro infantil, pintura de rosto e educação para o trânsito.

Criança e trânsito combinam? Para a coordenadora de educação do Detran, Cléia Machado, a resposta é sim, pois desde a primeira infância os pequenos devem aprender as regras de circulação, assim  vão crescer sendo cidadãos conscientes.

Para a pequena Heloise Holanda, o trânsito são todos os carros e pessoas na rua. “Hoje eu aprendi sobre as placas, faixa de pedestre, se tiver um placa escrito PARE tem que parar e deixar o outro carro passar, tem que respeitar todas as placas”, explica.

Por meio do mini percurso guiado as crianças aprendem as regras de circulação Foto: Ana Flávia Soares

O pai da Iasmin e do Pedro, João Paulo Ferreira, confessa que não costuma trabalhar temática do trânsito com seus filhos, mas depois de visitar o estande do Detran pretende conversar mais com as crianças sobre o tema.

João Paulo com a as filha Iasmin visitando o estande do Detran Foto: Ana Flávia Soares

“Andando na minicidade eles aprendem onde deve ficar o carro, os ciclistas, os pedestres, assim começam a ter noção dos espaços,  e a importância de cada um cumprir com seu dever, respeitar o espaço e a vez o outro”, afirma.

O estande do Detran foi pensado com o objetivo de trazer divertimento para as crianças  e pais e ao  mesmo tempo, incutir a valores de cidadania no trânsito.