Detran implanta o sistema biométrico na região do Juruá

Corregedor do Detran avalia que o sistema pode evitar fraudes (Foto: Onofre Brito)
Corregedor do Detran avalia que o sistema pode evitar fraudes (Foto: Onofre Brito)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está implantando em Mâncio Lima e Rodrigues Alves o sistema de identificação biométrica para os candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em Cruzeiro do Sul o sistema já existe desde março deste ano. A partir de agora todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) da região atuarão dentro do novo sistema.

Não basta assinar o nome na lista de presença. Por meio do polegar, colocado sobre a máquina, o candidato será identificado por foto registrada previamente e estará liberado para as aulas teóricas e exames, segundo informação do corregedor-geral do Detran, Marcelo Quintella Miguéis.

“A gente busca com isso dar maior tranquilidade aos candidatos e a toda a população para evitar fraudes”, disse.

Valdeci Dantas: “A garantia de que o candidato está participando das aulas pode se refletir num trânsito melhor” (Foto: Onofre Brito)
Valdeci Dantas: “A garantia de que o candidato está participando das aulas pode se refletir num trânsito melhor” (Foto: Onofre Brito)

Para obter a primeira CNH o candidato tem que frequentar 20 horas/aula e mais cinco horas no simulador. Segundo o corregedor cerca de 80% dos candidatos que passam na prova teórica também têm sucesso na prova prática.

A meta do Detran para 2016 em todo o estado é que 75% dos CFCs trabalhem com o sistema biométrico. Em alguns municípios o órgão tem encontrado dificuldade para implantar o sistema por falta de estrutura local.

O gerente da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Valdeci Dantas, considera a implantação do novo sistema um avanço para a região. Ele conta que há algum tempo era frequente pessoas se aventurando a fazer provas em lugar de outras.

“A partir de agora isto vai ser evitado. Teremos tranquilidade para trabalhar garantindo que o candidato está participando das aulas e isso pode se refletir num trânsito melhor”, comentou.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest