Álcool Zero

Detran intensifica ações de educação e fiscalização durante o carnaval

Uma festa tranquila e sem acidentes. É o que Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) deseja a todos, por isso nesta segunda-feira, 5, deu início ao Projeto Carnaval 2018,  intensificando as ações educativas em toda a capital.

Com o objetivo de sensibilizar os participantes da festividade para a adoção de comportamentos seguros em relação ao trânsito, os educadores do órgão estão realizando blitze e abordagens educativas em pontos estratégicos da cidade. As ações se estendem até 13 deste mês.

Atividades visam a conscientização e a prevenção de acidentes de trânsito (Foto: Ana Flávia Soares/Detran)

Durante as atividades, são distribuídos materiais educativos – pulseira álcool zero, ventarolas, panfletos – e mantidos diálogos de conscientização com os cidadãos. “Alertamos sobre os riscos de acidentes em locais com concentração excessiva de pessoas e as consequências de misturar bebida alcoólica e direção”, explica a educadora Cléa Machado.

Também serão distribuídos jogos americanos em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, com mensagens que os conduzam à reflexão sobre os riscos que um motorista imprudente pode causar.

Já no que diz respeito à fiscalização, desde o dia 3 o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, juntamente com a Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), deu início à Operação Pré -Carnaval, potencializando a Operação Álcool Zero (OAZ), para coibir a condução de veículos por condutores sob efeito de álcool.

Detran e BPTran realizam trabalho de fiscalização em parceria (Arquivo/Detran)

“A partir deste sábado, 10, início do carnaval, as ações serão intensificadas e ampliadas para Sena Madureira, Senador Guiomard e estradas estaduais”, afirma o comandante do BPTran, tenente-coronel Bino.

As ações preventivas também estarão nos bairros, no entorno dos locais onde serão realizadas as festas de carnaval das diversas comunidades de Rio Branco e no Carnaval da Gameleira e Arena da Floresta.