Detran orienta a preservar o meio ambiente no trânsito

Além de prejudicar o meio ambiente, práticas ruins agridem a saúde humana (Foto: Ascom Detran)
Além de prejudicar o meio ambiente, práticas ruins agridem a saúde humana (Foto: Ascom Detran)

A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) orienta a população a atentar para as práticas que possam prejudicar o meio ambiente.

Uma das maiores causas da poluição é a emissão de gases produzidos pelos veículos automotores. Além de prejudicar a atmosfera, eles aumentam as chances de dano à saúde, podendo desenvolver graves problemas respiratórios, entre outras doenças.

Para evitar que o veículo emita gases poluentes, são fundamentais medidas de prevenção e cuidado, como realizar manutenção periódica do motor, controlar a pressão dos pneus, manter a bateria carregada e em boas condições, conservar o óleo do motor no nível determinado, evitar reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso e manter uma velocidade constante.

Outro contribuinte que gera a poluição do meio ambiente no trânsito é o lixo gerado pelos condutores, que na maioria das vezes é despejado nas ruas.

Para evitar essas ações, o ideal é que os motoristas tenham sempre uma pequena lixeira no veículo e os pedestres procurem o local adequado para descartar seu lixo.

“Um cidadão consciente procura sempre fazer boas ações, não só diretamente para as outras pessoas, mas para o meio ambiente como um todo. Orientamos a população a refletir um pouco mais sobre atos humanos que prejudicam nossa natureza, que é nossa maior riqueza”, aponta o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter