Detran orienta condutores como transferir veículos entre unidades federativas

Quem adquiriu um veículo com placas de outro estado, mas reside no Acre, deve solicitar o serviço de transferência de Unidade Federativa (UF) no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

Para realizar o processo, o veículo não poderá conter nenhum débito no estado de origem – mesmo que o licenciamento do ano corrente ainda não esteja vencido, ele deve ser pago.

Transferência de UF facilita o acesso a serviços (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

Vale lembrar que apenas o proprietário ou um procurador com poderes específicos pode dar entrada no serviço e que o veículo deverá ser submetido a vistoria.

Após realizar a vistoria, o interessado poderá abrir o processo de transferência de UF no prédio do Detran Veículos, localizado na Avenida Nações Unidas, 1735, em frente ao Sétimo BEC, em Rio Branco.

Depois da solicitação realizada, em cinco dias serão emitidos o novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Quando o interessado receber os documentos, deverá dirigir-se ao setor de vistoria, para que seja realizada troca da tarjeta indicativa do município de registro, mantendo as letras e os números, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

No caso de veículo financiado, antes de iniciar o serviço o proprietário deverá requerer na instituição financeira a transferência da UF do contrato para o estado do Acre.

“Os cidadãos devem apresentar os documentos necessários para que a efetivação do serviço seja realizada com agilidade”, orienta o subchefe da divisão de atendimento de veículos, Janderson Divino Rogério.

A lista de documentos, valores de taxas e demais informações para a realização do serviço podem ser acessados no guia de serviços públicos do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter