Seja consciente!

Detran orienta condutores a respeitarem vagas especiais

Algumas pessoas ao se depararem com um estacionamento lotado e perceberem que as vagas destinadas aos deficientes e idosos estão liberadas, acabam sentindo-se atraídas a estacionar naquele local só por um momentinho, mesmo sem permissão.

Essa é uma atitude incorreta que, infelizmente, muitos condutores acabam praticando por não se darem conta de que no momento em que estacionam em uma vaga reservada para os mais vulneráveis, que geralmente têm limitações na locomoção, estão tirando deles um direito previsto em lei.

Para orientar os condutores sobre a importância do respeito aos que necessitam dessas vagas especiais, a equipe de educação de trânsito do Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC) vem realizando diversas blitzes educativas.

A ideia é sensibilizar a sociedade sobre o uso das vagas especiais (Foto: Assessoria Detran)

Equipes de educadores do Detran percorrem estacionamentos de supermercados e faculdades distribuindo panfletos e adesivos, além de informações sobre o uso da credencial para estacionar em vagas especiais.

“A intenção é que todos percebam que os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, assim como as pessoas que possuem deficiências que gerem dificuldade de locomoção, necessitam dessas vagas e é direito delas”, explica a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.

A maquiadora Andrea Morais acredita que esse trabalho do Detran é importante para a conscientização dos condutores. “Tenho uma mãe idosa, uma avó idosa e cadeirante, que realmente necessitam dessa vaga. É importante que a população em geral respeite o direito dessas pessoas”, afirma.

As atividades fazem parte da programação do Maio Amarelo, movimento que busca mobilizar a sociedade a ter atitudes que contribuam com a segurança no trânsito e valorização da vida.

Para estacionar nas vagas reservadas é preciso obter credencial

Mesmo que um idoso, acima de 60 anos, ou deficiente esteja no veículo, o motorista só pode estacionar nas vagas especiais se tiver credencial.

Para obter o cartão o idoso ou deficiente é necessário que essas pessoas ou os responsáveis e procuradores o solicitem na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), caso seja morador de Rio Branco, ou Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), nos demais municípios.

O cartão tem validade em todo o território nacional e pode ser utilizado em qualquer veículo em que o portador de necessidades especiais esteja, seja ele condutor ou conduzido.

Ao estacionar na vaga especial, o motorista deve deixar o cartão sobre o painel de forma visível e com a frente voltada para cima.

A credencial só é válida para o tipo de estacionamento para o qual está relacionada, não podendo a vaga de idoso ser utilizada por cidadão que possui permissão para vaga de deficiente e vice-versa