Detran orienta para viagem segura no período de Carnaval

O Carnaval é uma excelente época para viajar. Muitos foliões se preparam para pegar a estrada e aproveitar as festas em outras cidades, enquanto outros buscam momentos de tranquilidade longe da agitação das festas.

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas, o perigo de acidentes de trânsito também fica maior. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) lembra que não basta pensar somente no destino, é preciso cuidar também dos preparativos que envolvem a partida e o trajeto até lá.

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Trânsito do Detran, Jones Costa, as principais recomendações para que se tenha uma viagem segura são: revisar o veículo e evitar o excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas.

“A revisão é uma importante medida de segurança, pois é uma análise detalhada de uma série de peças e sistemas do veículo que precisam estar em perfeito funcionamento”, explicou Costa.

Uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo é indispensável (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)

Respeitar os limites de velocidade permitidos na via, guardar distância segura dos outros veículos e realizar as ultrapassagens de forma segura, sinalizando com as setas as intenções, são atitudes indispensáveis para que a viagem seja concluída com segurança.

“Vale lembrar que a associação de bebida alcoólica e direção e o uso do celular no momento da direção aumentam em pelo menos quatro vezes as chances de acidentes”, ressalta Costa.

Equipamentos de segurança são indispensáveis

O cinto de segurança é um item fundamental, que pode preservar a vida de quem está no veículo. Isso vale também para os ocupantes do banco traseiro, assim como o uso das cadeirinhas pelas crianças.

Estudos apontam que a maioria dos acidentes com morte nas rodovias é causada por imprudência, e as vítimas não utilizavam equipamentos de segurança, principalmente no banco de trás.

“As pessoas acham que segurar as crianças no colo é o suficiente, mas não é. Em caso de batida ou mesmo parada brusca, a criança pode ser projetada contra o vidro e até para fora do carro”, enfatiza a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.