Detran planeja implementação do novo modelo de placa do Mercosul

IMG_20160629_165007

A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) se reuniu na tarde de quarta-feira, 29, com representantes dos fabricantes de placas para debater a implementação do novo modelo de placas para veículos aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A proposta prevê a padronização das placas das frotas dos países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), permitindo mais caracteres de segurança, o que inibirá a clonagem do veículo.

A Resolução nº 590 do Contran determina que, a partir de janeiro de 2017, os veículos fabricados no Brasil deverão ter o novo modelo de placa. A proposta é de que até 2020 todos os veículos em circulação no país tenham se adequado à lei.

“Estamos nos adiantando para atender o que determina a Resolução. A intenção é de que a partir de janeiro de 2017 os fabricantes de placas já estejam aptos para atender a determinação”, explica a diretora de operações do Detran/AC, Shirley Torres.

No Acre, o processo de transição para implementação das placas do Mercosul vai abranger a frota de mais de 243 mil veículos e será realizada gradativamente, começando  pelos veículos novos.

Os demais serão readequados conforme sejam feitos serviços no Departamento, como vistoria, transferência de proprietário e troca de lacre. Os veículos que passarem pelos nossos serviços terão a placa substituída.