Detran se une a instituição de ensino superior por respeito às vagas reservadas

A previsão é de que até o fim da atividade pelo menos 8 mil pessoas sejam alcançadas (Foto: Renato Beiruth)

Não parar em vagas reservadas nos estacionamentos é uma atitude cidadã que exige ética e respeito. E foi para incentivar esse respeito às vagas reservadas no estacionamento da Uninorte que professores e alunos se uniram ao Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) em uma atividade de orientação.

A atividade foi organizada pela própria instituição de ensino que além de formar os alunos profissionalmente almeja transferir cidadania e ética, para que os profissionais saiam completos.

“Aproveitamos as disciplinas que envolvem ética, cidadania e sociedade e convidamos os alunos a se unirem a essa causa, chamando a atenção dos demais colegas de forma lúdica e com engajamento”, destaca a diretora acadêmica da Uninorte, Vanessa Vogliotti Igami.

A ação teve início na última quarta-feira, 18, e segue até o dia 25, nos três turnos. A previsão é de que mais de 8 mil pessoas sejam abordadas e sensibilizadas sobre a necessidade de respeito às vagas para idosos e deficientes.

“Acreditamos que quando a sociedade se une ao poder público os resultados são ainda melhores, por isso ficamos muito felizes em participar dessa ação que sensibiliza o corpo acadêmico sobre valorizar a necessidade dos idosos e deficientes para que eles tenham maior facilidade no ir e vir”, explica a educadora de trânsito do Detran Rebeca de Paula.

Afonso Dias é deficiente físico e sofre com o desrespeito de muitos condutores (Foto: Renato Beiruth)

Para o aluno Afonso Dias, estudante do curso de Educação Física na Uninorte, que é deficiente físico, esse tipo de atividade é importante para que cada vez mais pessoas entendam que idosos e deficientes não querem privilégios, mas respeito a seus direitos e necessidades.

“No meu primeiro período aqui foi um pouco difícil, mas depois os alunos começaram a perceber que preciso da vaga mais próximas da entrada e começaram a respeitar”, conta o estudante.

A lei é clara

A vaga especial é um direito assegurado por lei federal, com uso regulamentado por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso de vaga especial sem credencial é infração de natureza gravíssima, sendo punida com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

Permissão para estacionar

Mesmo que um idoso, acima de 60 anos, ou deficiente esteja no veículo, o motorista só pode estacionar nas vagas especiais se tiver credencial.

Para obter as credenciais para estacionamento do idoso ou deficiente, é necessário realizar a solicitação junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), caso seja morador de Rio Branco, ou Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), nos demais municípios.

O cartão tem validade em todo o território nacional e pode ser utilizado em qualquer veículo em que o portador de necessidades especiais esteja, seja ele condutor ou conduzido.

“Ao estacionar na vaga especial, o motorista deve deixar o cartão sobre o painel de forma visível e com a frente voltada para cima”, explica Rebeca de Paula.

Vale lembrar que a credencial só é válida para o tipo de estacionamento para o qual está relacionada, não podendo a vaga de idoso ser utilizada por cidadão que possui permissão para vaga de deficiente e vice-versa.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter