Mobilidade Urbana

Detran vai implantar faixa elevada na Epaminondas Jácome

Obra vai contribuir para a mobilidade urbana da região (Foto: Renato Beiruth/Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) iniciou nesta terça-feira, 10, a  implantação de uma nova faixa elevada na capital. Em breve, quem transita a pé na Rua Epaminondas Jácome, região central da cidade, terá mais segurança ao atravessar.

A iniciativa faz parte da segunda fase do Programa de Proteção à Vida em Respeito às Faixas de Pedestres, iniciado em 2016. A obra é realizada em parceria entre o Detran/AC, a prefeitura de Rio Branco e o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).

Devido à implantação, a rua ficará parcialmente interditada até o dia 30 deste mês. “Durante o período da construção, o trânsito pode ficar mais lento, mas essa nova faixa vai trazer mais segurança ao pedestre, além de colaborar muito para a mobilidade urbana na região”, explica a diretora-geral do Detran, Shirley Torres.

Desde que as faixas elevadas foram implantadas na cidade, os números apontam uma redução significativa de acidentes com vítimas fatais no estado. José de Alencar, agente de portaria  do  Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), localizado na Epaminondas Jácome, está satisfeito com a implantação.

“Com essa faixa, acredito que a travessia dos alunos será facilitada, além de dar mais segurança, principalmente no horário de pico, quando eles entram e saem da aula”, afirma.

A parceria prevê a construção de mais quatro faixas elevadas em pontos estratégicos da cidade.

Leia também: Acre apresenta menor número de mortes no trânsito em 13 anos