Dia “D” de combate ao Aedes aegypti é realizado nos hospitais do Estado

Esvaziar objetos que contém água parada é uma das melhores formas de combater o mosquito (Foto: Internet)
Esvaziar objetos que contém água parada é uma das melhores formas de combater o mosquito (Foto: Internet)

Como parte das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) promove o dia “D” nas unidades hospitalares do Estado para conscientizar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), servidores públicos e a população em geral sobre como eliminar os criadouros do mosquito e se prevenir das doenças.

O dia “D” de combate ao mosquito será realizado no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), na quarta-feira, 3, às 9 horas. Na quinta-feira, a ação será realizada na Maternidade Bárbara Heliodora e no Hospital da Criança, a partir das 9 horas. Já na sexta-feira, 5, a conscientização será no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, a partir das 9h.

De acordo com o técnico da Divisão Estadual de Prevenção e Promoção à Saúde, Wendel Braga, o objetivo é mobilizar as pessoas para que se tornem multiplicadores das ações de prevenção e combate à dengue, zika vírus e chikungunya.

“Queremos alertar a população sobre a gravidade das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde para que eles atuem como multiplicadores, orientando a sociedade sobre a importância da responsabilidade de cada um. Precisamos unir esforços para combatermos o mosquito e a população é o principal agente”, informou Braga.

Ainda segundo Wendel, a programação de conscientização iniciou em janeiro, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tucumã, e com mobilização no Centro de Rio Branco. Em outro momento, a atividade também será realizada nas UPAs do Segundo Distrito, Sobral e Cidade do Povo, além das secretarias estaduais e municipais.