Dia D de vacinação será neste sábado

Profissionais que atuam nas áreas de saúde de centros de saúde e nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) estão mobilizados para a realização do Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado, 24. A campanha, que visa a atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, teve início dia 19 e termina nesta sexta, 30.

O público alvo da imunização são crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e de 10 a 15 anos incompletos.

Para que esse público seja imunizado, a criança, acompanhada de um familiar ou responsável, deve ser levada a uma Unidade Básica de Saúde ou posto de vacinação portando sua caderneta de vacinas, para que o documento seja avaliado e o esquema vacinal, atualizado.

Caso a criança não tenha mais a caderneta, a direção do Programa Nacional de Imunização (PNI) orienta que o familiar ou responsável dirija-se à unidade de saúde que fez as imunizações na criança, para que seja emitida a segunda via com base no espelho, que deve constar nos arquivos da unidade.

Se, porventura, o espelho não for encontrado, a direção do PNI explica que a imunização será refeita, sendo retomada do início.