Dia Internacional da Pessoa Idosa: Respeite e Proteja o Idoso

(Foto: Luciano Pontes/Secom)
Prática de atividades físicas é essencial para a saúde dos idosos (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Em 1 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas, aumentar a consciência para as questões do envelhecimento, bem como conscientizar sobre a importância das mudanças de atitudes para com essas pessoas.

Com o tema Viva seu Futuro Hoje: Respeite e Proteja o Idoso, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), realizou durante toda esta semana reunião de alinhamento para elaborar, executar e adequar os planos, programas, projetos e atividades da Política Nacional e Estadual de Saúde da Pessoa Idosa.

Número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060 (Foto: Angela Peres/Secom)
Número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060 (Foto: Angela Peres/Secom)

atendimento_saude_itinerante_manoel_urbano_16_04_2016_angela_peres-11

“Nossa população está envelhecendo, por isso a importância de se trabalhar políticas públicas que garantam mais qualidade de vida a eles. Os idosos estão hoje em mais 26% dos lares brasileiros. Dentre os crimes mais comuns cometidos contra eles estão os maus tratos e desvio de proventos e bens”, comentou a gerente da Divisão Estadual de Saúde da Pessoa Idosa da Sesacre, Rosangela Nazaré Freitas.

Rosangela alerta ainda que a queda é muito comum na terceira idade, e que além dos problemas médicos, apresenta custo social, econômico e psicológico.

Estatística da população idosa no Acre e Brasil

A cada ano, no Brasil, cerca de 650 mil idosos são incorporados à sociedade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2013, a população brasileira com idade igual ou superior a 65 anos é superior a 16 milhões de habitantes, representando, aproximadamente, 8,17% da população. No Acre, os números ultrapassam os 35 mil, ou seja, 4,37% total de habitantes do Estado.

Segundo o IBGE esses números devem praticamente quadruplicar até 2060, caracterizando o envelhecimento populacional. Tais dados quantitativos sinalizam a importância de um olhar diferenciado para uma população que apresenta doenças crônicas e degenerativas, com a necessidade de cuidados prolongados, tanto pelos familiares, quanto por instituições de saúde.

Comemoração no Dia Internacional do Idoso

Em alusão à data, a Sesacre, por meio do Dape, realizará, neste sábado, 1, às 16 horas, um Culto Ecumênico no Lar dos Vicentinos. O evento será promovido em parceria com algumas instituições e empresas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter