Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer é lembrado no Acre

Para conscientizar a população sobre a doença, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu o dia 4 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer.

Na data criada em 2005, todo o ano são realizadas campanhas para que se discuta o assunto, com o principal objetivo de ajudar a controlar a doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo. As campanhas visam a cada ano promover a conscientização e conhecimento sobre a doença, para reduzir os índices de mortalidade em decorrência do câncer.

Os temas da campanha são utilizados por um período de três anos. Em 2019 um novo tema se inicia, com o slogan “Eu Sou E Eu Vou”, a campanha é um apelo ao compromisso pessoal que se traduz no poder de que, uma ação individual, tomada no presente, tem de impactar o futuro.

A campanha propõe que cada um tem o poder de reduzir o impacto do câncer na sua vida, e na vida das pessoas à sua volta e no mundo. Para que cada cidadão firme um compromisso pessoal pela redução de mortes pelo câncer.

“A ideia é chamar atenção para a importância da prevenção, com práticas saudáveis e atividades físicas que podem ser realizadas por todos, seja em grupo ou individualmente, e também mostrar que todos podem tomar diversas atitudes para ajudar a reduzir o impacto do câncer nas famílias”, explica Aurea Freitas, gerente do Unacon.

No Acre

Segundo os dados do Hospital de Câncer do Acre (Unacon), no ano de 2018, foram descobertos 650 novos casos de câncer no estado do Acre. A doença atinge jovens, crianças e adultos, de ambos os sexos. Os dados apontam ainda que houveram 305 óbitos em decorrência da doença.

O diagnóstico precoce do câncer aumenta as chances de cura do paciente, por isso, é de fundamental importância que se discuta o tema em todos os âmbitos da sociedade.

“Eu Sou E Eu Vou”, é um apelo ao compromisso pessoal e que se traduz no poder que uma ação individual, tomada no presente, tem de impactar o futuro (Foto: INCA)