Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito é neste domingo

O terceiro domingo do mês de novembro é mais que uma data no calendário, é um momento de reflexão, para lembrar que a todo momento várias pessoas ao redor do mundo morrem ou ficam feridas por causa de imprudências no trânsito. Neste domingo, 18, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de mortes no trânsito, em 2017, mais de 41 mil pessoas perderam a vida no país em decorrência disso.

Cidadãos escrevem mensagens para amigos e familiares que morreram no trânsito (foto: Daigleíne Cavalcante)

Lucas Bonfim e Suzana Félix sofreram um acidente de moto quando estavam se deslocando para passar final de semana em uma fazenda. Atualmente, os dois têm mobilidade reduzida, Bonfim teve uma perna amputada e Félix faz tratamento para voltar a andar.

“Aquele sábado era um dia normal como qualquer outro, ele foi me buscar para sairmos, quando sentei na moto, a minha mãe disse: vai com Deus. Ninguém acha que isso vai acontecer consigo, assim como eu nunca imaginei que estaria passando por isso hoje.”, relata Félix.

Por trás das estatísticas existem pais, filhos, mães, maridos, esposas, são pessoas que perderam um ente querido ou que vivem agora com alguma deficiência física por causa de acidentes, que muitas vezes poderiam ser evitados.“Hoje eu estou pagando pela irresponsabilidade de outro alguém”, afirma.

Atitudes corretas no trânsito podem salvar vidas (Foto: Renato Beiruth)

Neste domingo, a os cidadãos devem refletir sobre suas atitudes no trânsito, seja como motorista ou pedestre, todos devem adotar comportamentos responsáveis, para assim diminuir os números alarmantes de mortes no trânsito.

“Eu sei que vou voltar, daqui uns três meses vou estar com a minha prótese, vou ter um pouco de dificuldade no começo, mas vou conseguir, diferente de mim tem pessoas que nunca mais vão conseguir andar”, diz Bonfin.

Ações

Durante a semana que antecedeu ao Dia em Memória às Vítimas de Trânsito, a Coordenação de Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) realizou diversas atividades na capital e no interior.

Nas salas de atendimento do órgão, educadores do Detran realizaram uma encenação sobre a temática, além de blitzes de orientação e um memorial para que os cidadãos escrevessem mensagens sobre amigos e familiares que morreram ou ficaram com sequelas em decorrências a acidentes de trânsito.

Para encerrar a programação, no domingo, 18, o Departamento vai atuar em parceria com diversas igrejas para um ato em memória a todos que foram vítimas dessa fatalidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter