Dia Nacional dos Bombeiros é comemorado no Acre

Cerimônia homenageia ex-comandantes, militares da reserva ou já falecidos e corporação, que conta hoje com 347 militares no Estado

aniversario_bombeiros_foto_angela_peres_06.jpg

aniversario_bombeiros_foto_angela_peres_05.jpg
aniversario_bombeiros_foto_angela_peres_03.jpg

Comemoração pelo Dia Nacional dos Bombeiros é marcada no Acre com homenagens à corporação (Fotos: Angela Peres/Secom)

O hino do Soldado do Fogo marcou o início das homenagens pelo Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado neste 2 de julho. A cerimônia realizada no Teatro Plácido de Castro teve a presença da secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, do comandante da Polícia Militar, Romário Célio, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Pires, do diretor do Detran, Reginaldo Prates, de militares da reserva e parte da corporação composta de soldados da ativa.

Durante a solenidade foram lembrados e homenageados os ex-comandantes da corporação, os militares da reserva e os já falecidos. Com a premissa de salvamento e prevenção e combate a incêndios e lema "Vidas alheias e riquezas salvar", o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) tem sua origem no Estado Independente do Acre em 1899, mas a origem legal da unidade se deu em 1963, com a criação da Polícia Militar do Acre, com instalação em 1974. Conta hoje com 347 soldados bombeiros.

Desde 2007, o Corpo de Bombeiros do Acre é fortalecido com equipamentos para cumprir a missão a que se propõe no combate a incêndios, resgate, coordenação e execução das atividades de Defesa Civil e ainda de preservação da fauna e da flora com prevenção e combate a incêndios florestais. O CBMAC possui um quartel operacional em Rio Branco , o 1º Grupamento de Incêndio, uma unidade próxima ao Distrito Industrial e o 1 º sub-grupamento de Incêndio, em Cruzeiro do Sul.

Para o segundo semestre de 2010 estão previstas inaugurações de mais três unidades. Uma em Tarauacá, para atender a população das regiões do Vale do Tarauacá/Envira, uma em Sena Madureira, dirigida à demanda da região do vale do Purus e outra em Rio Branco, localizada no Segundo Distrito próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). "Este momento é impar para os bombeiros, graças ao empenho do governador Binho Marques e da secretária Márcia Regina com a interiorização da corporação que fortalecerá ainda mais a instituição", disse o comandante do CBMAC, coronel Pires.

A secretária Márcia Regina enfatiza que o objetivo do Governo do Estado é ampliar este número com a implantação de unidades nas cinco regionais do Estado. "Falta pouco para inaugurar as unidades de Tarauacá e Sena. O Estado só tem a agradecer a essa corporação que cada vez mais aprimora seus trabalhos atendendo à política que fortalece o sistema integrado de Segurança Pública".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter