Direitos dos Idosos são abordados em palestra pela Defensoria Pública

Defensoria Pública em parceria com o Sesc no Trabalho Social com Idosos (TSI) (Foto: Felícia Nascimento)

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) em parceria com o Sesc, promoveu uma tarde de troca de experiências, alegria e informação, na Reunião de Convivência dos Idosos, nesta quarta-feira, 7, no auditório da Fecomércio. Cerca de 360 idosos participaram das palestras com os temas: O papel da Defensoria Pública na atuação em favor dos idosos e a apresentação do Estatuto do Idoso.

Os ministrantes, defensores Flávia Oliveira, Juliana Marques e Celso Araújo, debateram, esclareceram e fomentaram a temática.

“As palestras têm por objetivo esclarecer os idosos sobre os direitos que eles possuem, pois boa parte deles não conhecem esses direitos. Então, ter direitos e não conhecer é pra eles é como não ter, já que não vão cobrar do poder público e da sociedade. A Defensoria Pública prestou essas orientações para que todos fiquem cientes desses direitos”, disse o defensor Celso Araújo.

“Temos a missão de empoderar os idosos para que eles tenham o conhecimento de todos os seus direitos”, disse a defensora Flávia Oliveira. (Foto: Felícia nascimento)

Clícia Maria, de 63 anos, participa de todas as atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc, e fala sobre a importância da ação realizada. “Tinha leis que eu não sabia, como por exemplo, pagar somente a metade da tarifa no cinema. Fiquei muito feliz com as palestras e até disse uma sugestão que é colocar todas essas leis em uma cartilha, assim fica mais fácil para lembrar na hora que for preciso”, contou.

A conselheira titular do Conselho do Idoso, Flávia Oliveira, destacou que as palestras estão sendo realizadas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho. “Temos a missão de empoderar os idosos para que eles tenham o conhecimento de todos os seus direitos. Possibilitando o acesso ao conhecimento, que é uma forma de proteger e evitar que eles sejam violentados pela sociedade, pela família e pelo poder público”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter