realizando sonho

Diretora de escola que venceu Prêmio Gestão Escolar fará intercâmbio nos Estados Unidos

Viajar para os Estados Unidos da América e conhecer os modelos educacionais americanos é o sonho de muitos gestores brasileiros. Rosa Lebre, diretora da Escola Estadual Valério Caldas Magalhães, de Cruzeiro do Sul, vai realizar esse desejo.

Em março próximo ela embarca para o país, onde fará um intercâmbio de pelo menos 10 dias no continente americano. A viagem é parte da bonificação recebida na edição 2017 do Prêmio Gestão Escolar, já que sua escola foi a vencedora da fase estadual no Acre. Além da viagem, a instituição ganhou R$10 mil.

Rosa Lebre conta que tem muitas expectativas para a viagem, que será de 4 a 14 de março, especialmente porque sua escola trabalha com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino voltada para pessoas que têm 15 anos ou mais de idade e estão em distorção idade/série.

“O intercâmbio vai ampliar meus conhecimentos para que eu possa colocá-los em prática na escola e melhorar cada vez mais a qualidade de ensino dos nossos jovens, que pela modalidade de ensino são discriminados”, conta.

Os obstáculos, segundo a diretora, são superados com comprometimento, união e trabalho em equipe. “Já estamos mostrando que nossos alunos são tão capazes quanto os das demais modalidades.”

Escola venceu a etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar e a vigem é parte da premiação (Foto: Mardilson Gomes)

A diretora explica também que será uma oportunidade para compartilhar seu modelo de gestão não só com os gestores brasileiros, mas estrangeiros também. “Será uma troca que vai contribuir para o avanço da qualidade de ensino da nossa região.”

Além da gestora acreana, participarão do intercâmbio os diretores das escolas que foram destaque em todos os estados brasileiros e os vencedores das etapas nacionais das cinco regiões do país.

Durante o intercâmbio, que possui viés tanto cultural quanto educacional, os diretores participarão de diversas atividades, entre elas conhecer como funciona o sistema educacional público estadunidense, as escolas e os processos de gestão escolar norte-americanos.

Prêmio Gestão

O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, é coordenador nacional do prêmio, que busca estimular as transparências das gestões e incentivar o processo de melhoria contínua na escola pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.