cultura

“Diversidade com Artes” encerra programação sobre consciência negra na escola José Sales de Araújo

Cerca de 500 alunos prestigiaram o encerramento das atividades culturais que exaltavam a cultura negra e suas variedades (Foto: Mardilson Gomes)

Considerando o mês que celebrou a consciência negra no Brasil, a escola de ensino fundamental I José Sales de Araújo, localizada no bairro Universitário, realizou uma grande festa por meio do projeto Diversidade com Artes. Na manhã da última quinta-feira, 30, cerca de 500 alunos prestigiaram o encerramento das atividades culturais que exaltavam a cultura negra e suas variedades.

Além das 17 turmas presentes, pais e responsáveis dos estudantes também assistiram ao evento, que aconteceu durante toda a manhã na entrada na instituição. A gestora da escola, Deusimar Dankar, que a coordena há dois anos, esclareceu a finalidade do evento em estimular o respeito entre as diferenças individuais.

“A gestão escolar incentiva, de todas as formas possíveis, o entendimento da conscientização entre os alunos de que a cor de uma pessoa não interfere na sociedade. Nosso objetivo com esse evento, também, é trazer os pais desses alunos para que eles também sejam parte nesse processo importante de conscientização”, disse.

A dona de casa Keila Balbino, mãe da esperta Yasmin, de 8 anos, marca presença em todos os eventos da escola abertos a comunidade. Ela ressalta que faz questão de presenciar as atividades que a filha participa, principalmente aquelas que instigam o respeito pelo outro. “Eu acho extremamente importante um evento como esse nas escolas porque cria consciência nos nossos filhos de que, independente da cor, todos merecemos respeito”.

Yasmin resumiu a atividade escolar em poucas, mas sábias palavras. “É tudo que a gente precisa aprender para aceitar as diferenças”. O projeto é organizado com o intuito de valorizar a diversidade étnica e cultural, estimulando valores e despertando atitudes de respeito, solidariedade às diferenças.

O evento contou com apresentações teatrais, dança, musica, palestras e recitação de poemas. Participaram também alunos do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP-AC), do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotado – NAAHS e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco.