Doação de córneas vai beneficiar quem está na fila de espera no Acre

As córneas são órgão compatíveis e transplantáveis para qualquer pessoa (Foto: Júnior Aguiar)
Córneas são órgãos compatíveis e transplantáveis para qualquer pessoa (Foto: Júnior Aguiar)

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/Acre) recebeu na quarta-feira, 24, notificação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sobre uma possível doação de córneas.

Após a autorização da família do doador, as córneas foram captadas e enviadas para o Banco de Olhos de Brasília para avaliação e, posteriormente, serão devolvidas ao Acre para transplante.

De acordo com a coordenadora da CNCDO/Acre, Regiane Ferrari, atualmente 50 pessoas aguardam por transplantes de rins, fígado e córneas no emEstado. O ato de doação da família vai beneficiar até duas pessoas, das 20 que aguardam na fila de espera para transplante de córneas.

“Para transplantar a córnea não há critério de compatibilidade, todos podem ser receptores, independentemente do tipo sanguíneo.

O critério utilizado é a lista de espera, feita de acordo com a avaliação e critério de urgência em casos especiais. A chamada é por ordem da lista”, explica a coordenadora.

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, bastando informar à família seu desejo. A doação só se efetiva após a autorização familiar documentada. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, córneas, pele e ossos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter