Documentário sobre a Rádio Difusora Acreana é exibido em Rio Branco

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
O documentário foi exibido ao grupo de idosos do Sesc Bosque (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O cineasta Adalberto Queiroz apresentou, pela segunda vez em Rio Branco, seu documentário A Voz das Selvas, que conta a história da Rádio Difusora Acreana. A mostra, realizada na tarde de quarta-feira, 5, no Sesc Bosque, foi voltada para o grupo de idosos do local.

Com 35 minutos de duração, a obra conta com depoimentos de pessoas que passaram pela rádio, como José Lopes, Washington Aquino, João Nascimento e Estevão Bimbi, além dos funcionários que atuam até o momento, como Ilson Nascimento e Nilda Dantas.

“Construí esse documentário com uma série de amigos da Difusora, da Secretaria de Comunicação e da TV Aldeia. É um produto que estávamos devendo ao Acre, porque até hoje a rádio não tinha um material audiovisual falando sobre suas origens, como nasceu e o seu papel para tantas pessoas aqui do estado”, diz Adalberto.

De acordo com o cineasta, A Voz das Selvas foi planejado neste ano, enquanto ele estava produzindo outro documentário sobre os cem anos da Polícia Militar: “Foi quando pensei que mais histórias deveriam ser resgatadas e deixadas para que as futuras gerações tenham acesso”.

Queiroz destaca, ainda, a importância da Difusora para o Acre. “De 1944 até hoje, a rádio tem o compromisso de levar a informação e estreitar as relações entre a capital e os locais mais longínquos do Acre”, afirma.