Agilidade no atendimento

Documento de porte obrigatório do veículo pode ser emitido no mesmo dia

Alana Albuquerque: “Agora poderemos atender o cidadão com mais celeridade” (Foto: Renato Beiruth)

Em entrevista coletiva concedida à imprensa nesta quarta-feira, 13, a diretora de operações do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Alana Albuquerque, informou que, a partir de agora, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser emitido no mesmo dia que o cidadão realiza o pagamento das taxas, que são obrigatórias para o licenciamento do veículo.

Isso porque a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) realizou modificações no sistema de compensação do pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA), que agora é percebido pelo sistema em até 40 minutos, o que antes levava 24 horas.

O CRLV é o documento de porte obrigatório que precisa ser apresentado no caso de fiscalização. Por isso, em algumas situações, como, por exemplo, viagens, o proprietário do veículo tem pressa em obter o documento no mesmo dia do pagamento, o que agora é possível.

A diretora de operações do órgão explica que uma das prioridades dessa gestão é melhorar o atendimento ao público em todos os setores, e esse é mais um passo nessa missão.

“O Licenciamento, que é uma taxa do Detran e o Seguro Obrigatório, além do pagamento de multas estaduais, já eram percebidos pelo sistema do departamento rapidamente, apenas o IPVA precisava do prazo maior, agora poderemos atender o cidadão com mais celeridade”,  explica Albuquerque.

Para que o CRLV esteja disponível no mesmo dia é preciso que o Licenciamento, Seguro Obrigatório, IPVA e multas estejam quitados, porém se a multa for federal o prazo de baixa é de até 72 horas.

Essa redução de tempo na compensação do IPVA, otimizou não somente a emissão do CRLV, como também  a abertura dos serviços de vistoria, transferência de veículo, emissão de segunda via de CRV (Certificado de Registro de Veículo) e ainda liberação veículo retido no pátio, além de outro serviços.

José Aldemir aprovou a mudança, que porporciona mais agilidade no atendimento ao público (Foto: Renato Beiruth)

A novidade foi aprovada pelo representante comercial José Aldemir, que foi ao Detran nesta quarta-feira, 13, retirar os borderôs de pagamento para licenciar seu veículo e já aguardou o recebimento do CRLV. “Nessa rotina de trabalho e outros afazeres que todo mundo tem, é muito importante a praticidade de poder pegar logo o documento e não precisar voltar no dia seguinte.”