Comitê estadual de combate ao fogo se reúne em Rio Branco

Os indicadores climáticos indicam que este ano o risco de haver uma seca similar à de 2005 é alto. Antecipação das friagens, redução da umidade e do nível dos rios são fatores que sugerem muito cuidado com as queimadas este ano. Foi com essa preocupação que o Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais se reuniu na tarde de ontem, 6, no Theatro Hélio Melo.

Coordenado pelo Instituto de Meio Ambiente (Imac), o grupo reúne órgãos de âmbito federal, estadual e municipal, além de sindicatos, associações e membros da sociedade civil, entre elas Ibama, Sema, Semeia, Embrapa, Ufac, Corpo de Bombeiros, Exército e Pelotão Florestal. São em torno de 25 entidades compromissadas com a integridade do meio ambiente, da saúde e segurança da população.

A presidente do Imac, Cleisa Cartaxo, apresentou um painel com resultados das campanhas de informação para uso de alternativas ao fogo e capacitações com produtores dos anos de 2006 e 2007 e ainda as ações planejadas para este ano. "O trabalho este ano continua no Baixo Acre e ainda será intensificado nas regiões do Vale do Envira e do Juruá", ressaltou.

De acordo com um painel climático apresentado pelo pesquisador da Ufac Irving Foster Brown, as condições climáticas deste ano são propícias aos incêndios florestais. E, com o prolongamento da estiagem, qualquer pequena queimada pode fornecer a faísca para um desastre ambiental.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter