Into realiza mutirão de cirurgias no Acre

A população do Estado do Acre é beneficiada pelo Projeto Suporte em Ortopedia e Traumatologia, do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia – Into do Ministério da Saúde.

Durante toda a semana serão realizadas em média 30 cirurgias, entre elas, estão de ligamentos cruzado de joelho e artroplastia total do joelho (prótese). 

O tempo médio de duração das cirurgias varia entre uma e duas horas. A equipe de profissionais do Into que coordena a ação no Acre conta com médicos ortopedistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O grupo terá, ainda, a participação de profissionais locais. Antes da realização da ação os médicos do Into e do hospital avaliaram todos os pacientes selecionados para os procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o Dr. Jorge Ataualpa, gerente de projeto de suporte do Into, desde 2003 os médicos vem ao Acre para fazer esses atendimentos e já operaram cerca de 500 pacientes. Ele diz que um dos objetivos é melhorar a qualidade de vida dos pacientes da região.

O Ministério da Saúde investiu R$ 34,4 milhões no convênio para a compra de materiais para os centros de tratamento intensivo e centros cirúrgicos. Com a iniciativa, o paciente não precisa sair do estado para receber tratamento e pode se recuperar perto dos familiares. Isso significa economia para os cofres públicos, já que cada paciente transferido nessas condições pode ocupar até nove assentos em um avião.

Projeto Suporte – O projeto Suporte tem como finalidade promover a estruturação das redes assistenciais em traumato-ortopedia no país, através de parcerias com estados e municípios, prestando assessoria técnica-gerencial, fomentando a capacitação e a atualização dos profissionais que atuam na especialidade e elaborando projetos específicos para provisão de equipamentos e insumos.