http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/Secom_Acre_GM24262426-1200x400.jpg
Cultura

E-book “Atualizar o Mito – Práticas Indígenas na Universidade” será lançado dia 19 em Rio Branco

Concita Cardoso
15.04.2018 10:00
Atualizado 13.04.2018 às 16:30

E-book será lançado no Dia do Índio (Foto: Divulgação)

Na data em que se comemora o Dia do Índio, 19 de Abril, a editora Nepan lança, na sala ambiente de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre (Ufac), o E-book: “Atualizar o Mito – Práticas Indígenas”.

No E-book constam pesquisas de estudantes indígenas escritas em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e monografias. Os autores são Alana Manchineri, Alessandra Manchinery, Celia Collet, Jefferson Saady, Miguel Silva, Pamela Apurinã, Soleane Manchineri e Wendel Manchineri.

Entre os estudantes indígenas constam representantes das etnias Apurinã, Manchineri, Guarani. Segundo Alana Manchineri, o livro poderá ser utilizado nas escolas por ter entre os temas abordados a implementação da Lei 11.645, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena.

“O E-book tem o objetivo de desconstruir preconceitos e mitos sobre as populações indígenas. Esse livro é extremamente rico de detalhes de como é inclusivo termos estudantes indígenas nas universidades federais do país”, destacou Alana, que baseou sua pesquisa em um projeto piloto realizado durante um ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Iza Mello, em Rio Branco, sobre a importância do não preconceito aos indígenas em escolas da rede pública.

Mais notícias