Integração da solidariedade

“É revolucionário”, afirma Tião Viana sobre projeto social em Cruzeiro do Sul

Possivelmente uma das formas mais eficientes em combater o consumo e tráfico de drogas no país, a música, arte e educação são fontes de inspiração para 320 jovens do “Musicalizando Pessoas com Amor”, do Conservatório Musical do Vale do Juruá. Logo que terminou a apresentação do coral, o governador Tião Viana afirmou que esse projeto que parte da sociedade “é revolucionário”.

O conservatório tem 320 crianças e jovens aprendendo música e arte (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Após cumprir agenda de fortalecimento da segurança no Juruá, com entrega de viaturas e qualificação de 32 policiais militares para a promoção a cabo nesta sexta-feira, 3, em Cruzeiro do Sul, o governador seguiu para o Conservatório.

Para Viana, as duas ações são totalmente interligadas. Ele afirma que a arte é uma grande alternativa para combater a violência no país. “O resultado desse trabalho social é isso, crianças encantando o mundo com sua musicalidade. Isso alimenta a alma e a espiritualidade. Só assim que o mundo vai mudar, com cultura, arte, esporte e a integração da solidariedade”, disse.

O governador garantiu ainda apoio para o projeto e aproveitou a oportunidade para convidar que os jovens se apresentem em Rio Branco, durante o período natalino, e em escolas do estado.

O Conservatório Musical é um projeto idealizado pelo promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPAC) Iverson Bueno e do sargento Alexandre Sérgio, do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), de Cruzeiro do Sul, que é maestro e foi um beneficiário de projeto social no Rio De Janeiro, sua cidade natal.

“Nosso grande foco, desde o início, foi tirar as crianças do mundo do crime e das drogas. A música transforma vidas, quando a criança tem envolvimento com a arte fica mais difícil ser seduzida pelo crime”, afirmou Bueno. Ele explicou ainda que além dos 320 alunos, outros 300 jovens já estão em uma lista de espera para participar do projeto também.

O promotor afirma que, atualmente, há também uma banda de jazz e uma das ideias futuras é a criação de uma orquestra sinfônica em Cruzeiro do Sul. O espaço foi cedido pelo Educandário de Cruzeiro do Sul, que durante a solenidade de inauguração do conservatório assinou termo de cessão de posse do imóvel, para que o MPAC administre o espaço pelo período de 20 anos. O Poder Judiciário também vem auxiliando, com a liberação de verbas em parceria com o Educandário.