Economia criativa é tema de evento no Acre

Palestra sobre alternativa econômica envolve setores que unem cultura e tecnologia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência

carla_040908.jpg No auditório da Escola Estadual Armando Nogueira, será realizada no próximo dia 17 a palestra "Economia Criativa – Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente: Uma Nova Estratégia de Desenvolvimento para o Acre", com a economista Ana Carla Fonseca Reis, realizada pelo Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour (FEM), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços Agrícolas do Acre (Acisa), apoio do Sebrae e patrocínio da União Educacional do Norte (Uninorte) e Banco da Amazônia.

Antes da palestra, uma nova iniciativa do Governo do Estado será firmada, às 18h, com a assinatura do convênio de cooperação para o Cadastro Estadual Cultural entre a FEM e instituições parceiras, como Sebrae, Sesc, FGB, IPHAN e Senac. O cadastro vai identificar produtores culturais e dessa forma a atividade cultural existente no Estado será mapeada. "Com essa ferramenta será possível melhor direcionar as políticas públicas, conhecendo as carências e demandas de cultura no Acre", afirmou Rodrigo Forneck, técnico cultural da FEM.

A economia criativa envolve setores que unem, em diferentes graus, cultura e tecnologia: artesanato, audiovisual, música, moda, design, arquitetura, gastronomia, setores nos quais o Brasil produz muito, mas ganha pouco. Mais do que riqueza, a economia criativa gera empregos, cresce mais rapidamente do que os outros setores e ajuda a resolver problemas urbanos. Um debate cheio de oportunidades para o Acre.

A palestra tem como objetivo gerar conscientização acerca do que é a economia criativa e de seu potencial de desenvolvimento sustentável para o Estado. Através desse novo sistema é possível enfatizar as oportunidades e apresentar caminhos para resolver as dificuldades das micro e pequenas empresas desses setores.

A economia criativa encara cultura, meio ambiente e tecnologia como dimensões fundamentais para gerar valor econômico. Cultura e meio ambiente deixam de ser vistos como despesas e passam a ser encarados como vantagens competitivas econômicas.  A Amazônia possui uma riqueza incomparável de biodiversidade e de diversidade cultural que, se unidas à tecnologia, podem impulsionar o desenvolvimento da região.

Também será realizado, às 21 horas, o lançamento dos livros “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o Caleidoscópio da Cultura", de Ana Carla. Os interessados devem fazer a inscrição antecipada na Fundação Elias Mansour ou no próprio local do evento. A inscrição é gratuita.

Sobre a palestrante – Ana Carla Fonseca Reis é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas, economista, mestre em Administração de Empresas e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo  (USP). Trabalhou como alta executiva de multinacionais com base na América Latina, em Londres e Milão.
 
Fundadora da empresa "Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento" (www.garimpodesolucoes.com.br), é também consultora em economia criativa para a ONU, curadora da conferência britânica "Creative Clusters", diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte, professora da FGV/SP, da Universidade Candido Mendes (RJ) e da Unisinos (RS) e conferencista internacional.
 
Carla é co-autora de "Teorias de Gestão – de Taylor a nossos dias", autora de "Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e de "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o caleidoscópio da Cultura" (Prêmio Jabuti 2007).
 
Serviço: Rua Eduardo Assmar – Gameleira – Tel.: 3223-9688

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter