Educação abre processo de certificação para gestores de escola

A Secretaria de Estadual de Educação publicou na segunda-feira, 7, o edital para os servidores que desejam adquirir certificação para função de diretor de unidades escolares. Hoje, para participar do processo eleitoral de direção escolar, é necessário que o servidor participe de um processo de certificação e exame final.

Certificação em datas anteriores; processo é necessário para tornar-se gestor (Foto: Stalin Melo/Asscom SEE)

O processo de certificação visa a formação de um banco de reserva para atender Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Valter, Santa Rosa, Capixaba, Epitaciolândia, Assis Brasil, Rodrigues Alves e Acrelândia. As inscrições vão de 21 a 31 de agosto no site lotus.see.ac.gov.br/procedi.

Podem se inscrever no processo, os professores que estejam, há pelo menos três anos, no exercício efetivo da função e servidores de apoio com formação superior em Administração Pública, Administração Escolar ou Processos Escolares.

Segundo o coordenador da Escola de Gestores, Francisco Weyder Oliveira, em 2015 já houve uma certificação para os diretores que entraram em 2016 e que deixam o cargo em 2020. Em 2016, houve um segundo processo de certificação, atendendo ao parecer da Procuradoria Geral do Estado Nº 240/2011.

“Esta terceira certificação ocorrerá porque algumas cidades não dispõem mais de banco de funcionários certificados para ocupar a direção das unidades de ensino, como prescreve a Lei de Gestão Democrática, Lei 3.141/16, em detrimento, principalmente, de alguns diretores terem aposentado, passando para o quadro de inativos”, informa Oliveira.

Ainda segundo o coordenador, é importante que cada candidato tenha atenção ao se inscrever no processo seletivo, já que além de escolher o município para o qual pretende compor o banco de reserva, escolhe também a zona (rural ou urbana) a que a unidade escolar de seu agrado pertence dada a impossibilidade de, uma vez concluído o processo de certificação, o servidor migrar de uma zona a outra.

Para mais informações, acesse o edital clicando aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter