Educação amplia oferta de curso de idiomas no estado

Essas são as primeiras turmas dos municípios do Alto Acre (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Essas são as primeiras turmas dos municípios do Alto Acre (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Mais dois municípios acreanos são beneficiados com o ensino de línguas estrangeiras: Brasileia e Epitaciolândia.

O Centro de Estudos de Línguas (CEL), que desde 2011 vem atendendo a população de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, neste mês ampliou sua rede, chegando a mais de quatro mil alunos atendidos em todo o estado.

Inicialmente, estão sendo oferecidas aulas de espanhol para os estudantes da rede pública das duas localidades da regional do Alto Acre.

Para a coordenadora do núcleo de Brasileia, Leda Santiago, essa é uma oportunidade que atende a realidade local, porque se trata de uma área de fronteira com a Bolívia.

“É uma alegria muito grande, porque muitas vezes temos dificuldade na comunicação com nossos hermanos. No diálogo, até dá para entender algumas coisas que nos dizem, mas escrever e falar são ações bem mais complicadas”, explicou.

A coordenadora destacou, ainda, que o curso vai beneficiar os alunos do ensino médio: “Eles vão estar mais preparados para prestar o Enem, porque vão ter domínio do espanhol”, frisou.

Rosineide Rodrigues, coordenadora do núcleo de Epitaciolândia, disse que a oferta da segunda língua mais falada no mundo representa uma oportunidade importante para a região: “Quando nossos jovens forem procurar emprego, terão um grande diferencial na vida, porque vão estar mais preparados para o mercado”, enfatizou.

Em Epitaciolândia, as aulas estão sendo realizadas na Escola Estadual Belo Porvir. Em Brasileia, os estudos são ofertados na Escola Kairala José Kairala.

De acordo com o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, a abrangência de mais alunos representa avanços significativos para o estado.

“Essa proposta representa o desenvolvimento das nossas metas educacionais, que é o compromisso com a educação pública e de qualidade”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter