Formação Continuada

Educação capacita professores de língua estrangeira

Formação foi oferecida a professores de inglês e espanhol (Foto: Thiago Bezerra/SEE)

Com o objetivo de especializar professores de língua estrangeira da capital e do interior, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do Centro de Estudo de Línguas (CEL), está capacitando educadores de língua inglesa e espanhola.

A capacitação na área da língua inglesa teve início na segunda-feira, 19, e terminou na terça, 20. Já para o espanhol, o treinamento se encerra nesta sexta, 23. O aprimoramento dos docentes é parte da nova estratégia de aprendizado em sala de aula.

Kellen Duarte, coordenadora pedagógica do Inglês no Centro de Línguas, lembra que a formação faz parte de uma parceria entre a instituição e a First Class Consultoria, de Brasília, para a melhoria da metodologia comunicativa entre professor e aluno.

“A capacitação vem para dar suporte e aprimorar as aulas, dando ideias positivas e mais atrativas para que o aprendizado se efetive. O planejamento é bastante intenso, tudo para que a formação do professor seja de qualidade”, afirmou.

Kellen lembra que as formações continuadas são realizadas periodicamente (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

A consultora Ellen Cintra explicou aos docentes os métodos de ensinar a língua mais falada no mundo sem maiores dificuldades.

“Trouxemos para esta formação ferramentas de trabalho que facilitam o ensino, tanto do professor como do aluno, de acordo com o contexto e aprendizagem na instituição de ensino. Exercícios e práticas de conversação da língua foram passados para que ambos tenham a capacidade de perceber se o assunto foi repassado de forma clara”, comentou.

As especializações para os professores do CEL e rede estadual de ensino nos cursos de idiomas são oferecidas uma vez ao ano. Nelas os profissionais têm a oportunidade de reaprender a língua, suas novas versões e as grandes mudanças na cultura países.