Educação de Trânsito do Detran contribui com o projeto Comunidade Segura

Os educadores do órgão realizaram a peça teatral “O Trânsito e o Outro Lado da Vida (Foto: cedida)
Os educadores do órgão realizaram a peça teatral “O Trânsito e o Outro Lado da Vida (Foto: cedida)

A Coordenação de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) contribuiu neste sábado, 28, para a realização do projeto Comunidade Segura na Escola Estadual Professor João Mariano da Silva, no bairro Taquari, em Rio Branco.

Com ações voltadas para educação e conscientização no trânsito, os educadores do órgão realizaram a peça teatral “O Trânsito e o Outro Lado da Vida”, a contação da história “O Sapato Que Só Queria Andar na Faixa”, o atrativo Jogo de Percurso e distribuição de materiais da campanha “Não Tire a Faixa da Cabeça”.

Um dos atrativos na ação foi o Jogo de Percurso (Foto: Pâmela Almeida/Detran)
Um dos atrativos na ação foi o Jogo de Percurso (Foto: Pâmela Almeida/Detran)

“Essa é a segunda participação do Detran no projeto e o objetivo é conscientizar as crianças de comunidades carentes do cumprimento das leis de trânsito a fim de diminuir a criminalidade porque é nessa fase que elas mais absorvem conhecimento”, explica a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC, Geny Polanco.

Para a estudante Bruna Fiuza, que participou do Jogo de Percurso, a ação do Detran no projeto é fundamental. “Acho bem bacana essa brincadeira porque, de forma divertida, mostra o que você deve ou não fazer no trânsito. Se você fizer tudo certo, você ganha, do contrário, perde”, opina.

Comunidade Segura

Comunidade Segura é um projeto com mais de 15 instituições públicas envolvidas com o intuito de oferecer e realizar pelo menos, 20 serviços públicos e atividades do Estado e Prefeitura, como atualização do CAD Único, palestras do Proerd, Educação no Trânsito, riscos do uso de drogas, Estatuto da Criança e do Adolescente, além de oficina de xadrez e incentivo à leitura.

Com o lema: “Segurança não é só polícia”, o projeto visa trabalhar para prevenir a criminalidade, por meio do diálogo e da aproximação entre o poder público e a sociedade. A ação já atuou no bairro Calafate e agora, no Taquari.