Educação do Acre oferece oficina de Scratch para alunos de Cruzeiro do Sul

Os alunos da Escola Comandante Braz de Aguiar, de Cruzeiro do Sul, estão participando de uma oficina de Scratch, uma linguagem de programação visual voltada para a criação de desenhos animados, jogos digitais e programas interativos.

O curso está sendo ofertado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), do núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) da região. A coordenadora Francisca Melo explica que o software ajuda os estudantes a desenvolver o pensamento lógico, tornando-os seres mais precisos e analíticos.

Além disso, a oficina irá ajudar os alunos a desenvolver a criatividade, compreensão e conceitos das disciplinas escolares, através da linguagem de programação.

“Os jogos digitais já fazem parte desta geração, eles já crescem utilizando. Nessa oficina, eles vão só aprender a utilizar os comandos do software para fazer os seus próprios jogos e animações”, explica a coordenadora.

Participam do curso 18 alunos do 6º ano do ensino fundamental (Foto: Mágila Campos)

A oficina começou há duas semanas e o pequeno Mateus Silva já sonha em criar seu próprio jogo com um roteiro bem peculiar. “Estou gostando muito, porque sonho em criar um jogo de ação com um pingo de amor no meio”, conta.

Scratch

O Scratch é um programa desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets, experiente no desenvolvimento de ferramentas educativas para crianças na idade escolar e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.

Com o software é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interajam. Sua programação é inteiramente visual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter