Educação encerra consulta sobre currículo de referência único

Professores e gestores participaram da apresentação da proposta preliminar do currículo único (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Professores, gestores e instituições de ensino se reuniram nesta sexta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), para realizar o encerramento da consulta pública do currículo de referência único do Acre a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Desde o último dia 12, os profissionais estão realizando encontros e reuniões, sob a coordenação da comissão estadual de implementação da BNCC, para apresentar ideias e propostas que foram anexadas ao documento preliminar que está sendo apresentado e será enviado ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

De acordo com a professora Rúbia Cavalcante, diretora de Ensino da SEE, a consulta pública é um desdobramento da implementação da BNCC no Acre, que começou a ser discutida em fevereiro deste ano. “Desde esse momento se iniciou o processo de reconstrução dos currículos, e aqui no Acre montamos um comitê de governança entre o Estado e todas as redes municipais de ensino”, explicou.

Pais, alunos, professores, gestores, a comunidade de maneira geral, todos foram convidados a apresentar sugestões e encaminhamentos que foram agregados ao documento oficial. “É uma nova proposta à luz da BNCC, em que o Acre já tinha um currículo que era referência nacional e estava entre os cinco melhores do país. Então a gente reescreveu a partir das habilidades previstas na nova base curricular”, disse.

Quem também participou do encontro foi a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Rio Branco, professora Gleice Souza. Segundo ela, foram discutidos os currículos mínimos que os alunos dos ensinos infantil e fundamental devem desenvolver.

“Para a gente, é um momento privilegiado em nossas redes municipais e estadual de estarmos participando desse processo no qual discutimos o que os alunos precisam aprender para desenvolver suas habilidades”, afirmou.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) também organizou e participou de todos os debates em torno da construção de um currículo único nos municípios acreanos. A coordenadora da entidade, professora Maria Izauniria Nunes da Silva, também comentou sobre o encerramento das atividades.

“Trata-se de um esforço coletivo, realizado em regime de colaboração com todas as redes de educação. Realizamos discussões e debates que se iniciaram em março, para construirmos essa proposta preliminar que vai ser encaminhada ao CEE até o fim de dezembro”, explicou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest