Educação inova com matrículas on line em 2017

04.01.2017 17:24 Por Stalin Melo
Tags:internet, Matrícula Cidadã, parceria, rede de ensino

Matrículas de vagas remanescentes serão feitas pela internet (Foto: Arquivo SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) inova mais uma vez e facilita o processo de matrículas ao oferecer, a partir deste ano, um sistema on line para a comunidade.

“Em 2016, o modelo começou a ser testado”, explica a coordenadora de matrículas da SEE, Silzete Lima, “para os encaminhamentos, quando o aluno termina um ciclo na rede municipal e, para iniciar o próximo, precisa ingressar na rede estadual”.

Silzete lembra que a matrícula cidadã, como é chamada a parceria, existe desde 2006 e que este ano também será implementada nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Brasileia, Xapuri e Senador Guiomard. “O aluno é encaminhado por regional para não ficar longe de casa”, explica.

Com o novo sistema, a SEE irá disponibilizar um link, a partir do dia 30 de janeiro, para que pais e responsáveis possam acessar as vagas remanescentes. Haverá, por parte deles, a opção por três escolas e o próprio sistema informará sobre o estabelecimento em que se deverá matricular o aluno.

O método evitará filas e trará mais comodidade. Silzete destaca, entretanto, que é necessário que os pais, dentro do prazo estabelecido, levem a documentação dos filhos até a escola para concluir o processo de matrícula.

Caso os pais ou responsáveis não consigam acessar a internet, a SEE disponibilizará quatro polos de atendimento on line. Um na Escola Heloisa Mourão Marques (HMM), outro no Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie) e outros dois no Segundo Distrito, em locais ainda a serem definidos.

“O pai ou responsável vai acessar o endereço eletrônico e efetuar a matrícula do aluno, tornando o processo mais cômodo, fácil e também democrático”, explica a coordenadora.

Calendário de Matrículas

  • Até o dia 6 de janeiro

Rematrícula dos alunos que já estão na rede de ensino do Estado.

  • Do dia 23 ao dia 27 de janeiro

Prazo em que os pais deverão levar a documentação dos alunos que já foram rematriculados pela própria escola.

  • Do dia 30 de janeiro a 3 de fevereiro

Matrículas de vagas remanescentes para a comunidade que, a partir de agora, será feita pela rede mundial de computadores.

  • Dias 6, 7 e 8 de fevereiro

Datas em que os pais devem levar a documentação dos filhos na escola selecionada para efetuar a matrícula dessas vagas remanescentes.